segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sobre confiança


O macaqueiro (ou macaquinho) é um brinquedo utilizado em parques infantis, no qual se tem uma escada metálica vazada, colocada na horizontal, onde as crianças se penduram e se deslocam até a outra ponta. Foi nesse cenário, durante a leitura de um livro, que retirei a seguinte narrativa a respeito de uma experiência com o brinquedo:

"Quando meu filho tinha quatro ou cinco anos, levei-o ao parque, e ele logo correu para seu brinquedo favorito. Me põe no macaqueiro!, ele disse. Eu o levantei, ele se segurou nas barras, e então o soltei.Com os pezinhos pendurados a um metro e meio do chão, ele seguia todo orgulhoso, segurando-se sozinho com um grande sorriso.Depois de cerca de um minuto, se cansou e disse:
- Chega. Pode me pôr no chão.
Então eu disse:
-Filho, solte as mãos para eu pegar você.
Ele me olhou com um olhar preocupado:
-Não. Me põe no chão.
- Tudo bem se você se soltar, eu o pego.
-Não!Me põe no chão!
-Filho, eu te amo. Prometo que pego você.


Talvez alguém perceba que eu estava aproveitando aquela oportunidade para um momento de aprendizado, para que meu filho soubesse que podia confiar em mim e que, se simplesmente se soltasse, eu estaria ali a seu lado. Mas aquele pequeno rapaz segurou a barra com toda a força. Continuou segurando até seus dedos ficarem brancos e não conseguir mais agüentar. Finalmente se soltou, e eu o peguei. Um grande sorriso surgiu do rosto dele, e ele logo correu para o balanço, esquecendo facilmente de tudo aquilo. No entanto, pude notar que Deus tinha uma mensagem para mim naquele cenário, era quase como se dissesse: 'É exatamente dessa maneira que quero relacionar-me com você. Você se agarra a tudo desesperadamente, tentando fazer as coisas com suas próprias forças. Luta incansavelmente querendo controlar tudo, tentando fazer tudo do jeito certo, tentando agradar as pessoas, controlar as situações. E então você conclui que é melhor segurar firme e apertar as mãos, pois não há ninguém para pegá-lo. Mas, eu posso te dizer: Solte, vou pegar você. Relaxe. Eu prometo. Amo você e vou pegá-lo.'"

Nos esforçamos muito para manter tudo funcionando como achamos que deveria ser, enquanto Deus está ali o tempo todo. Ele nos diz: “Criei você com minhas próprias mãos. Fiz você com um propósito em mente e morri para recuperá-lo. Por que não confia em mim? Entreguei minha vida por você. Sou o Deus do universo. Você pode simplesmente se soltar, pois vou pegá-lo.” Por que normalmente temos tanta dificuldade com isso?Precisamos chegar todos os dias ao ponto em que percebemos que não podemos controlar tudo na vida e precisamos soltar-nos e render-nos a Deus. A verdade é que Ele sempre nos pega, e é nesses momentos que sentimos sua paz e força em meio às pressões da vida.”
O medo por vezes nos impede de fazermos muitas coisas, mas podemos crer nesse amor tão grandioso que se revela a cada cenário de nossa vida. Como diz o salmista: O teu amor é melhor do que a própria vida!(Sl.63.3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário